arrow_drop_down
O REINO DE DEUS E SEU VALOR

O REINO DE DEUS E SEU VALOR

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Igualmente, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a

                                                                                                                                 Mateus 13:44-46 (NVI)

Jesus contou duas parábolas quase que iguais em seu ensino. O Reino de Deus é representado pelo tesouro e pela pérola de grande valor. É a presença real de Jesus entre nós e a Sua absoluta e amorosa soberania na nossa vida. O imaginário dessa parábola (44) é de um homem pobre, pois somente poderia achar um tesouro na terra quem estivesse mexendo nela, isso era função de empregado, ele vende tudo que tem para comprar o campo. Ele é um desqualificado, um ninguém, uma pessoa que não tem nada, ou muito pouco e agora vai se esforçar para comprar um terreno baldio porque achou um tesouro nele.

Mas a parábola seguinte (v 45 e 46) diz que o Reino de Deus é uma pérola de altíssimo valor. O Reino dos céus é como um homem negociante de pérolas rico, ou bem de vida, pois para ser um comerciante de pérolas você tem que ter pelo menos um capital de giro considerável. Ele é bem quisto na sociedade, pois para comprar pérolas eu as compro de gente bem trajada,  bem apresentável. Ele é abastado, capaz, faz negócios. Quando ele acha essa pérola de valor inestimável, ele sabe que no mercado ela tem grande valor, e ele pega o seu estoque de pérolas, seu mostruário e vende todas as pérolas que ele tem, para adquirir a pérola mais preciosa. Jesus diz, assim é o Reino dos céus. 

Este texto tem algumas lições que podemos aprender:

  • Certamente o ensino principal da parábola consiste em que o tesouro escondido é o próprio Cristo e seu reino, inclusive a salvação; 
  • O recurso utilizado por Jesus Cristo tem o objetivo de mostrar a tamanha preciosidade e seu valor incalculável na vida daquele que a encontra, sem ao menos ter procurado, a ponto de renunciar tudo o que possui apenas pelo prazer de desfrutar de sua posse;
  • Deus nos fez encontrar o tesouro do seu Reino. Ele nos revelou Cristo e sua obra de salvação em nosso favor. Ele nos fez compreender que o seu reino com todas as suas riquezas valem muito mais do que o ouro e a prata ou qualquer riqueza perecível que o mundo pode nos oferecer. Por seu Espírito, Deus também nos motiva a tomar a atitude alegre de abandonar qualquer coisa que possa nos impedir de desfrutar das riquezas do seu Reino. 

Qual tem sido a nossa atitude como súditos do Reino de Deus? Será que nós temos percebido o imenso valor deste Reino? Cristo é o nosso maior tesouro? Ocupa ele o primeiro lugar em nossa vida? Seus mandamentos e promessas valem mais para nós do que qualquer coisa que este mundo pode nos oferecer? Ou será que somos tão apegados às coisas terrenas que nos esquecemos de colocar o Reino de Deus em primeiro lugar na nossa vida?

A Esperança de Vida Eterna consiste em fazermos boas escolhas, e quais têm sido as suas?

Sua serva em Cristo

Edla Caminha